NOSSA HISTÓRIA
A formação do Instituto Caminhos da Conservação está intimamente relacionada ao Corredor Ecológico Santa Maria e à Reserva Particular de Patrimônio Natural, RPPN, iniciativas da Fazenda Santa Maria.
A articulação dos parceiros envolvidos no projeto começou no final da década de 1990, quando os proprietários da Fazenda Santa Maria protagonizaram uma ação em defesa do meio ambiente e averbaram uma porção de floresta de 623 hectares como reserva, a qual conferiu à área a condição de Unidade de Conservação de caráter perpétuo, em terras privadas.
Em 2001, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) declarou como corredor ecológico a área composta pela bacia do Rio Apepú, pela Reserva Particular de Patrimônio Natural da Fazenda Santa Maria, bem como pela própria fazenda, pela bacia do Rio Bonito e pela sua conexão com as áreas protegidas do Lago de Itaipu.
NOSSOS OBJETIVOS
Estimular, apoiar e desenvolver estudos e pesquisas voltados para soluções ambientais através da promoção de eventos e cursos, e da produção e publicação de conteúdos.
Promover ações para proteção da biodiversidade, recuperação de áreas degradadas e desenvolvimento sustentável integrado da comunidade e da região.
Elaborar programas de educação ambiental voltados à comunidade local e ao turista, visando o desenvolvimento de relações sociambientais sadias e a geração de emprego.
Prestar assessoria e buscar parcerias com empresas públicas ou privadas, no Brasil e no Exterior, interessadas em programas de sustentabilidade ambiental.